O bem e o mal que cercam as constelacões
Em 2023 o Conselho Federal de Psicologia (CFP) emitiu uma nota técnica se manifestando contra a Constelação. Esta nota não tem fundamentação e nem fundamento, nem mesmo autoria.
Eu e cinco colegas Psicólogas e Consteladoras, construímos uma Carta Aberta que teve o objetivo de esclarecer ao CFP que seus apontamentos eram infundados.
Após a CA ser registrada em cartório, tentamos contato com o conselho e não obtivemos resposta. Fizemos um abaixo assinado para que o CFP nos recebesse e pudéssemos conversar sobre sua nota.
Mesmo com mais de 13.000 assinaturas não tivemos nenhuma resposta do CFP.
Em meio a tudo isso um grupo foi se formando no whatsApp totalizando mais de 1000 pessoas, sendo necessário abrir mais um grupo para acolher a todos. Vieram pessoas de todos os lugares do Brasil e até do mundo. Este movimento recebeu o nome de “Sou da Constelação”, além de pessoas também recebemos entidades que representam as Constelações, porém estas acreditavam que as constelações não precisam de defesas ou que quem tinha que fazer movimento seriam os psicólogos; não podendo contar com essas associações nasceu o Centro de Excelência em Constelação Sistêmica (CECS).
Fui convidada a fazer parte da Diretoria e posteriormente fui nomeada pela Presidenta do CECS Diretora de Ética. Em pouco tempo somamos mais de 300 associados e o número continua subindo. O CECS é dirigido da seguinte forma:
• Presidência: Andréa Vulcanis, Secretária do Meio Ambiente de Goiás.
• Vice Presidência: Dagmar Ramos, Médica integrativa de Goiania e Brasilia.
• Diretora Executiva: Maria Izabel Rodrigues, Psicóloga e Consteladora, São Paulo.
• Diretora de Estruturação Teórica: Rose Militão, Psicóloga, Consteladora, Fortaleza.
• Diretora de Práticas: Ana Paula Klein, Psicóloga, Consteladora, Rio de Janeiro e São Paulo.
• Diretora Acadêmica: Suzana Wayand Dias; Docente na Educação Superior e Consteladora, São Paulo.
• Diretora Científica: Roseny Flávia; Doutorado em Práticas Integrativas pela UNICAMP, Terapeuta Integrativa.
• Diretora de Ética: Alzira Cristina da Silva, Psicóloga, Consteladora, coautora da Carta Aberta, Diretora do Instituto Alzira Cristina que forma Consteladores desde 2015.
• Diretora de Eventos: Solange Rolla, Psicóloga, Consteladora, Terapeuta Integrativa, BH.
• Diretora de Comunicação: Ingra Liberato, atriz, consteladora e terapeuta Sistêmica, Salvador e Porto Alegre.
• Diretor de Relações Internacionais: Ricardo Mendes, arte terapeuta e docente internacional de Constelação, Rio de Janeiro.
• Diretora de Especializações: Rita Pecucci, Terapeuta Sistêmica, São Paulo.
O Advogado do CECS Walter Moura entrou com processo solicitando ao CFP a retirada da Nota Técnica e reconhecimento de sua atuação irresponsável que prejudicou milhares de Consteladores e pessoas que se beneficiavam das constelações, inclusive no SUS.
​
Em meio a tudo isso Nossa aluna Jane Rocha, Especialista Latu Sensu em Constelação Familiar Sistêmica da USCS (Curso que coordenei de 2017 a 2024), teve seu Artigo Científico publicado com anuência do Conselho de Ética da USCS e orientada por Daniela Jakubaszko, também nossa aluna, da USCS em São Paulo.
Constelação Familiar como técnica complementar para a qualidade de vida do portador de doença inflamatória intestinal.
Todo este movimento, vem devolvendo à Constelação o lugar do qual nunca deveria ter saído, um lugar de respeito.
Os ataques às Constelações se devem a alguns fatores, como por exemplo:
• Psicólogos sentem-se ameaçados com as terapias integrativas, não só a Constelação, mas também coaching, acupuntura, etc.
• Existem cursos de um final de semana ou que oferecem vídeos gravados e as pessoas se intitulam consteladores após adquirir certificado de poucas horas e tem ações que não condiz com a Constelação.
• O Instituto Questão de Ciência IQC, declara nas redes sociais que sua intenção é derrubar todas as práticas de terapias que são oferecidas pelo SUS, a constelação por ser mais nova, foi a primeira a ser atacada.
• A Industria farmacêutica também investe autos valores para derrubar as práticas integrativas.
• Blogueiros sensacionalistas difamam a Constelação para ganhar fama e consequentemente dinheiro.
​
É obvio que todos esses ataques se dão por se tratar a Constelação de uma abordagem que traz resultados. O curso que ministrei na Universidade foi avaliado pelos alunos com notas altas, um dos cursos mais bem avaliado assim como seu corpo docente. Aqueles professores que não tiveram boa avaliação, foram retirados da minha equipe.
Me coloco à disposição para maiores informações e até mesmo para conversar, explanação e apresentação presencial de Cursos e da nossa proposta de formação. Me considero uma militante da Constelação Familiar, junto a um grupo de trabalho construímos o Código de Ética, que em breve será disponibilizado aos associados, assim como teremos reuniões sobre o tema.
Tudo que aconteceu foi importante para que esse movimento em prol da Constelação tenha surgido, assim eliminamos aqueles mal formados e criamos um padrão de qualidade para nossos Consteladores e consequentemente para nossos clientes.
​
Tem interesse em se associar ao CECS?